Novo Atendimento
Os registros de atendimentos são procedimentos que possibilita o ouvidor(a) inserir no sistema Produção diária podendo gerar um numero de Protocolo, ou mesmo uma ação sem efeito (não pertinente a Ouvidoria mais não deixa de ser um atendimento).
Para usar essa rotina clique;
Menu Principal,
Novo Atendimento.
O sistema irá direcionar para a lista de atendimentos.
01 - Botão Novo - Abre o formulário para novo registro.
02 - Alterar registros.
03 - Protocolar Manifestações.
04 - Sem Efeito.
05 - Imprimir Manifestações.
Inserindo atendimentos.
Para inserir um novo atendimento clique no botão Novo, o sistema irá direcionar para o formulário de registros.
01 - Data formato dd/mm/aaaa.
Campo obrigatório, o sistema não aceita datas superiores a data atual, mais poderão ser inseridos atendimentos posteriores.
02 - Serviço formato lista suspensa.
Clique no campo e escolha a opção:
SUS,
Particular,
Convênio.
Informante formato lista suspensa.
Clique no campo e escolha a opção:
Usuário - Cidadão.
Anônimo - Não quer se identificar, sem nome, sem autoria, desconhecido.
Acompanhante - Pessoa que tem por profissão ou ocasião acompanhar e auxiliar outra, geralmente necessitada de algum tipo de assistência (menor, idoso, doente, etc...).
Tipo formato lista suspensa.
Clique no campo e escolha a opção:
Pessoal - Presencial,
Telefone - Via telefone,
Carta / Urna - Correios, Urna de sugestões,
E-mail - Correio eletrônico,
Outro Sistema - Sistemas externos e internos.
Mídia Eletrônica - Sites, Facebook, Sites próprios, Fale Conosco.
05 - Sigilo
formato lista suspensa.
Clique no campo e escolha a opção:
Sim - Usuário permite o cadastro não autoriza a exposição dos dados pessoais.
Não - Usuário permite o cadastro e autoria à exposição dos dados pessoais assegurado pela LGPD.
06 - Localizar usuário.
Campos de ligação a pesquisa.
O sistema irá direcionar para o filtro de busca.
No campo Nome, digite o nome do cidadão, esse campo é auto completa basta não é necessário digitar todo o nome. Localizado clique no nome desejado.
O sistema irá direcionar para a lista.
Clique no botão Selecionar.
Se ao realizar a busca o sistema retornar vazio com a mensagem de Registros não encontrados no botão Novo.
Siga as orientações de cadastro do menu Inclusão de Usuários
07 - Envolvido.
Unidade de Saúde onde ocorreu o fato, exemplo:
Hospital, Posto de Saúde, Ambulatório, Clínica, Setor etc...
08 - Cidade.
Campo Lista suspensa.
Cidade correspondente a Área Envolvida.
09 - Manifestação na Íntegra.
Relato do cidadão.
Campo texto máximo 3.000 caracteres, esse campo não aceita símbolos, apóstrofos (aspas simples), por ser consistido pelo corretor ortográfico o texto inserido deve obedecer a regras contidas na gramática normativa determinam a escrita correta das palavras. O conjunto das regras que estabelecem a grafia correta das palavras e o uso de sinais de pontuação é a ortografia.
10 - Como deseja receber a resposta?
Campo optativo.
Com exceção da opção Pessoalmente, os campos E-mail, Telefone, Correios deverão ser informados no cadastro, caso contrário o Sistema não irá gravar o atendimento
11 - Responder para.
Campo optativo.
Para quem o Ouvidor(a) encaminhara a resposta da manifestação.
Anônimos
Anônimo - Sem nome, não assinado, não identificado, sem autoria, desconhecido.
As manifestações de autoria desconhecida ou incerta poderão ser admitidas quando forem dotadas de razoabilidade mínima e estiverem acompanhadas de informações ou de documentos que as apresentem verossímeis. Decreto Estadual 60.399/2014 – Seção II Da proteção de dados Artigo 19).
Diferença entre Anônimo e Sigilo
Sigilo é utilizado quando o manifestante não quer ser identificado para as áreas/setores da Instituição. No entanto, sua identificação é conhecida pelo Serviço de Ouvidoria. Atenção a legislação que protege os dados nos cidadãos!!
Anônimo é um indivíduo desconhecido ou que não quer dar a conhecer-se. Mesmo desconhecendo o autor, desde que a manifestação tenha conteúdo para ser analisada, é importante registrar e dar andamento, pois a mesma pode trazer melhorias para a Instituição.
ATENÇÃO!
O Sistema não permite inserir manifestações com a classificação Elogio na opção do informante Anônimo. Todos os elogios devem ser identificados.
Quando optar por manifestação é feita de forma anônima, não é possível fazer o acompanhamento,.
Se for informado no campo 03 Informando a opção Anônimo o sistema irá ocultar os campo 05, irá inserir automaticamente a informação Anônimo.
Acompanhante
Quando optar por Acompanhante o sistema irá exibir os campos, todos serão obrigatórios.
12 - Botão Incluir.
Preenchido todos os campos do formulário Atendimentos clique no Botão Incluir.