Protocolando Manifestações
Para protocolar uma manifestação clique no ícone da coluna Protocolar.
Ao clicar o sistema irá direcionar para o formulário Manifestação.
01 Sigilo.
Campo lista suspensa.
Sim ou Não.
02 - Data da manifestação.
Informe a data da manifestação, é possível inserir datas retroativas a data atual.
03 - Classificação.
Campo lista suspensa.
Reclamação - Comunicação verbal ou escrita que relata insatisfação em relação às ações e serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento.
Solicitação - Comunicação verbal ou escrita que, embora também possa indicar insatisfação, necessariamente contém um requerimento.
Elogio - Comunicação verbal ou escrita que demonstra satisfação ou agradecimento pelo serviço prestado.
Sugestão - Comunicação verbal ou escrita que propõe ação considerada útil à melhoria do SUS.
Denúncia - Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade na administração ou no atendimento.
Informação - Comunicação verbal ou escrita, ensinamento que necessita investigação. Ou seja, é um pedido de informação, orientação ou esclarecimento sobre a atuação da Instituição ou em relação a matéria de sua competência. São situações variadas que podem ser respondidas através do conhecimento da estrutura e do funcionamento da instituição (usando o material informativo da Instituição), por exemplo, normas e regras.
04 - Referente.
Campo optativo.
A que a manifestação se refere.
Se optar por Medicamento, o sistema irá direcionar para o formulário de busca.
Clique na Lupa, o sistema irá exibir uma lista de medicamentos.
No campo Busca rápida digite o nome do medicamento ou parte dele.
Localizado o medicamento clique no botão Selecionar.
Se optar por Funcionário o sistema irá exibir os campos Nome e Função
Nome - Informe o nome do funcionário envolvido.
Função - Integrado a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro.
Para selecionar a função clique na lupa, siga os mesmos passos dos medicamentos.
Relato do Ouvidor(a).
05 - Manifestação Ouvidoria / S.A.U
Relato do Ouvidor(a), sempre baseado na Manifestação na Íntegra registrada durante o atendimento.
Campo texto máximo 25.000 caracteres, esse campo não aceita símbolos, apóstrofos (aspas simples). Por ser consistido pelo corretor ortográfico, o texto inserido deve obedecer a regras contidas na gramática normativa que determina a escrita correta das palavras, um conjunto de regras que estabelecem a grafia correta das palavras e o uso de sinais de pontuação é a ortografia.
07 - Área Envolvida.
Unidade de saúde onde ocorreu o fato, exemplo:
Hospital, Posto de Saúde, Ambulatório, Clinica, Área, Setor
Todos os campos preenchidos clique no botão Incluir do formulário.
Observe que um numero de protocolo foi atribuído a manifestação.