Introdução

Relatórios

 

Os Relatórios possibilitam o Gestor detectar possíveis falhas em seus processos, podendo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários e auxiliar em estratégias que venham a beneficiar a Unidade de Saúde.

 

Relatório é um documento elaborado a partir de dados registrados durante o atendimento, que por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação, porém quando organizados/padronizados, se transformam em informação. Ao trabalhar essa informação geramos conhecimentos que podem ser apresentados através de Relatórios.

 

O Relatório permite o planejamento de ações de melhoria nas Unidades de Saúde, que vão ao encontro com as necessidades apontadas pelos usuários do serviço, e devem ser elaborados de acordo com a realidade de cada Serviço de Ouvidoria/S.A.U.

 

De acordo com o Decreto nº 60.399, de 29 de abril de 2014, que dispõe sobre a atividade das Ouvidorias, no Capítulo IV - Seção IV Dos Relatórios, Artigo 22 – Os relatórios das Ouvidorias são considerados documentos de interesse público e devem ter ampla divulgação.

Segundo a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, no Capítulo IV - Das Ouvidorias, Artigo 15. O relatório de gestão de que trata o inciso II do caput do art. 14 deverá indicar, ao menos:

I - o número de manifestações recebidas no ano anterior;

 

II - os motivos das manifestações;

 

III - a análise dos pontos recorrentes;

 

IV - as providências adotadas pela administração pública nas soluções apresentadas.

 

Parágrafo único. O relatório de gestão será:

 

I - encaminhado à autoridade máxima do órgão a que pertence a Unidade de Ouvidoria;

 

II - disponibilizado integralmente na internet*.

*a divulgação na internet é realizada atualmente pela Ouvidoria Geral do Estado – OGE.

O Sistema Ouvidor SES/SP disponibiliza aos Ouvidores e Gestores Relatórios gerenciais são instrumentos de gestão que permitem previsões, visualização de trajetórias com séries históricas, análise de tendências, com essa visão sistêmica, eles contribuem para decisões mais assertivas.